Mirador salvaje. Horacio Quiroga y un curioso zoológico de la selva en Caras y Caretas
DOI:
https://doi.org/10.48162/rev.34.102Palavras-chave:
Horacio Quiroga – Exposição – Revista ilustrada – Animais – NaturezaResumo
Desde 1898, o semanário Caras y Caretas de Buenos Aires foi uma publicação pioneira em disponibilizar uma grande variedade de textos e imagens impressas, oferecendo um sortimento variado de artigos a um público amplo, heterogêneo e fundamentalmente urbano. Entre dezembro de 1924 e outubro de 1925, o escritor Horacio Quiroga criou uma série de textos para o semanário ilustrado sobre animais nativos da região Guaranítica do Rio Paraná em Misiones onde viveu por uma década. Dois fatores se unem na forma como a natureza é apresentada aos leitores desta série: a revista como um grande celeiro de textos e imagens e a expertise de um escritor cujo conhecimento do meio jornalístico e sua habilidade nas técnicas do ofício Orientaram a sua produção entre os seus princípios de autonomia artística e as exigências do mercado. No ano seguinte, a editora que começou a publicar os livros de Quiroga organizou uma campanha promocional de sua obra que incluiu uma nota em Caras y Caretas sobre a vida do escritor na selva missionária. O espaço que estas páginas nos convidavam a explorar era uma grande pedreira de recursos, rica em exemplares raros e coloridos que renovava o stock do semanário ilustrado para consumo e prazer dos seus leitores, configurando ao mesmo tempo modos específicos de ver e de ler a literatura.
Referências
Barbier, F. y Bertho Lavenir, C. (2007). Historia de los medios de Diderot a Internet. Colihue.
Berger, J. (1998). Por qué miramos a los animales. En Mirar (pp. 11-40). Ediciones de la Flor.
Buck-Morss, S. (1989). Dialéctica de la mirada. Walter Benjamin y el proyecto de los pasajes. La balsa de la medusa.
Delgado, V. (2019). ¿Cómo se hace un libro de cuentos? Literatura y prácticas editoriales en La Vida Literaria. En V.
Delgado y G. Rogers (eds.), Revistas, archivo y exposición. Publicaciones periódicas argentinas del siglo XX (pp. 49-68). Universidad Nacional de La Plata. https://libros.unlp.edu.ar/index.php/unlp/catalog/book/1352
Delgado, V. (2020). La Vida Literaria de Samuel Glusberg. La revista de un editor (1928-1932). Biblioteca Orbis Tertius FAHCE / CeDInCI. http://bibliotecaorbistertius.fahce.unlp.edu.ar/14.Delgado.pdf
Espinoza, E. (2 de octubre de 1926). Cómo viven y trabajan nuestros escritores. Horacio Quiroga. Caras y Caretas.
Foucault, M. (2000). La dominación masculina. Anagrama.
Gamarnik, C. (2018). La fotografía en la revista Caras y Caretas en Argentina (1898-1939): innovaciones técnicas, profesionalización e imágenes de actualidad. Estudos Ibero-Americanos, 44(1), 121-138.
Gringauz, L. (2013). Entretenimientos y multitudes. El Jardín Zoológico de Buenos Aires en sus primeras décadas. Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo. https://cdsa.aacademica.org/000-010/981.pdf
Gutiérrez Viñuales, R. (2014). Luis Macaya. Libros argentinos. Ilustración y modernidad (1910-1936). Centro de Documentación de Arte y Arquitectura Latinoamericana.
Hamon, P. (1989). Expositions. Littérature et architecture au XIXe siècle. José Corti.
Montenegro, E. (2019). Responso por Babel. Anales de literatura chilena, 31, 263-266.
Montenegro, E. (noviembre de 1926). Horacio Quiroga, pariente literario de Rudyard Kipling y Jack London. Un escritor americano cuyos cuentos tratan de hombres y bestias de la selva. Babel, 21, s. p.
Morales, E. (1925). Leyendas guaraníes. Pedro García-El Ateneo.
Morales, E. (20 de octubre de 1923). Guavirá. Caras y Caretas.
Morales, E. (23 de febrero de 1924). Isipó, Nandurié y Aguapey. Caras y Caretas.
Nualart, C.B. (1921) Lecciones de cosas. Libro tercero. Seix y Barral.
Quiroga, H. (10 de enero de 1925). El yaciyateré. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (13 de agosto de 1927). La honestidad artística. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (13 de diciembre de 1924). La yararacusú. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (13 de junio de 1925). El surucuá. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (18 de abril de 1925). La ñacanina. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (1967). De la vida de nuestros animales. Obras inéditas y desconocidas (T. II)I (Dir. Ángel Rama). Arca.
Quiroga, H. (20 de diciembre de 1925). El monstruo. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (2002) Obras. Cuentos I (Eds. J. Lafforgue y P. Rocca). Losada.
Quiroga, H. (2003) Obras. Cuentos II (Eds. J. Lafforgue y P. Rocca). Losada.
Quiroga, H. (2007) Obras V. Diario y correspondencia (Eds. J. Lafforgue y P. Rocca). Losada.
Quiroga, H. (24 de octubre de 1925). Pluma alta (incidencias de la clasificación). Caras y Caretas.
Quiroga, H. (3 de enero de 1925). La araña pollito. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (31 de octubre de 1925). Cuadro final. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (4 de abril de 1925). El aguaraguazú. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (4 de julio de 1925). Los estranguladores. Caras y Caretas
Quiroga, H. (4 de julio de 1925). Los proscriptos. Caras y Caretas.
Quiroga, H. (9 de mayo de 1925). El boa. Caras y Caretas.
Redacción. (23 de noviembre de 1926). Una nota de Caras y Caretas. Babel, 21.
Rocca, P. (2002). Índice cronológico de todos los cuentos. En J. Lafforgue y P. Rocca (eds.), Obras. Cuentos I (pp. 739-748). Losada.
Rogers, G. (2008). Caras y Caretas. Cultura, política y espectáculo en los inicios del siglo XX argentino. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata.
Rogers, G. (2019). Las publicaciones periódicas como dispositivos de exposición. En V. Delgado y G. Rogers (eds.), Revistas, archivo y exposición. Publicaciones periódicas argentinas del siglo XX (pp. 11-28). Universidad Nacional de La Plata.
Rogers, G. (2023). Caras y Caretas: exposición, mirador, panorama, almacén, 'emporio de avisos y recortes'. En S. Szir, Las conquistas de lo efímero. Gráfica e industria en tiempos de Caras y Caretas (pp. 35-38). Ministerio de Cultura de la Nación.
Salto, G. (2019). Joaquín García Monge/Samuel Glusberg: Epistolario 1920-1958. Circulación y mercado editorial en América Latina. Biblioteca Orbis Tertius FaHCE/CeDInCI. http://bibliotecaorbistertius.fahce.unlp.edu.ar/13.Salto.pdf






































